A existência de uma bactéria que causa danos à saúde levou à interdição de áreas onde são manipulados frios (queijos, presunto e etc) em duas unidades da rede Zaffari em Porto Alegre. A medida atingiu nesta quinta-feira (31) a unidade de fatiamento da central da rede localizada no Bourbon da Assis Brasil e que atende diversas lojas da rede, e a fiambreria do Bourbon Ipiranga, zona leste. O grupo Zaffari divulgou nota no fim da noite confirmando as medidas.
A informação sobre a detecção da bactéria Listeria monocytogenes foi feita em nota conjunta pelas secretarias da Saúde de Porto Alegre e do Estado, apontando riscos "à saúde individual e coletiva". A vigilância alertou ainda "toda a população, em especial gestantes e imunodeprimidos, para não consumir produtos fatiados já comprados de fiambreria da marca Zaffari".
"Não estamos dizendo para não comprar produtos do Zaffari, mas para não consumir o que já foi adquirido", esclareceu o secretário da Saúde da Capital, Erno Harzheim. Até porque a rede disse, na nota oficial, que só vai vender, a partir desta sexta-feira, produtos fornecidos diretamente pelas indústrias. Ou seja, recolheu as opções da marca e que são manipuladas para serem embaladas e mesmo vendidas a granel na área de frios.
Às 10h desta sexta-feira, as secretarias da Saúde e áreas de vigilância sanitária concedem entrevista coletiva, na sede da pasta estadual, para explicar o que foi detectado e as medidas que estão sendo tomadas. São aguardadas orientações sobre como descartar produtos comprados até esta quinta, por exemplo.
O secretário disse que a presença da bactéria foi confirmada nesta quinta e rapidamente comunicada à rede. O serviço detectou o problema em coletas de amostras de rotina, explicou Harzheim. "Logo que foi detectado houve a comunicação", diz. A inspeção investiga as causas da contaminação. A bactéria pode ter surgido em derivados lácteos e até mesmo ter sido transportada no fluxo das pessoas. O secretário explicou que o alerta especial a gestantes é por que a bactéria pode causar abortamento e infecções.
A rede é uma das mais tradicionais e populares no Rio Grande do Sul e também tem lojas em São Paulo. Na
nota, o Zaffari diz que o Serviço de Inspeção Municipal, "por motivo de cautela", determinou a descontinuidade da produção da unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil. "A empresa retirou os produtos que estavam disponíveis nas lojas abastecidas por ela (hipermercado Bourbon Assis Brasil e as lojas de pequeno porte de Porto Alegre)".
Notas divulgadas
> Secretarias da Saúde da Capital e do Estado
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul alertam toda a população, em especial gestantes e imunodeprimidos, para não consumir produtos já adquiridos de fiambreria fatiados da marca Zaffari. Foi encontrada bactéria Listeria monocytogenes que pode causar danos à saúde individual e coletiva. Os produtos já foram retirados de comercialização e os Centros de Fatiamento e Distribuição da Marca envolvidos foram interditados pela própria empresa até que se resolva a situação. Nossas equipes de Vigilância em Saúde seguem alertas acompanhando o caso e adotando as medidas necessárias. Amanhã, 10:00, na Secretaria Estadual de Saúde, em coletiva, ambos secretários darão esclarecimentos adicionais.
> Grupo Zaffari:
"A empresa informa que, no dia 17 de agosto, foram feitas coletas de amostras de produtos na unidade de fatiamento localizada no hipermercado Bourbon Assis Brasil, e no hipermercado Bourbon Ipiranga, cujos resultados de análise ainda não foram comunicados à empresa. Desde então, preventivamente, foram intensificados os processos de higienização das áreas de produção daquelas unidades, mediante indícios de provável presença de bactéria. No dia de hoje (31), o Serviço de Inspeção Municipal, por motivo de cautela, determinou a descontinuidade da produção da unidade de fatiamento do central de recepção e recepção - que fica na Assis Brasil. A empresa retirou os produtos que estavam disponíveis nas lojas abastecidas por ela (hipermercado Bourbon Assis Brasil e as lojas de pequeno porte de Porto Alegre), que a partir de amanhã passarão a atender os clientes com produtos fornecidos diretamente das indústrias. Por iniciativa da empresa, a área de produção de fatiados do hipermercado Bourbon Ipiranga teve sua produção descontinuada como medida preventiva, enquanto aguarda o laudo oficial dos produtos coletados pela Vigilância Sanitária."