As boias de sinalização noturna do canal do Guaíba começaram a chegar nesta semana à capital gaúcha. Foram adquiridas 40 boias modelo BL2, que farão o balizamento entre o canal de Itapuã e o porto de Porto Alegre; e quatro boias cegas, que serão usadas no Jacuí. O primeiro lote entregue contempla 12 equipamentos.
As boias foram adquiridas pela Superintendência do Porto do Rio Grande (o processo licitatório se iniciou na extinta Superintendência de Portos e Hidrovias - SPH) e o investimento estimado é de aproximadamente R$ 3 milhões entre compra e operacionalidade dos equipamentos, com a colocação das lanternas.
"Essas boias irão possibilitar a navegação noturna, tão esperada pelo mercado, que permitirá o funcionamento da malha hidroviária nesse trecho em tempo integral. É uma maior segurança para a navegação", afirma o diretor de hidrovias da Superintendência do Porto do Rio Grande, Eduardo Alves.
A expectativa é que a operação esteja totalmente concluída até o final deste ano. "O governo do Estado tem trabalhado forte para o fortalecimento da hidrovia, e este foi um projeto que a Secretaria dos Transportes sempre defendeu como fundamental para a melhoria da logística gaúcha", destacou ontem o superintendente do porto do Rio Grande, Janir Branco.
A previsão é que os próximos lotes de equipamentos para a sinalização do Guaíba cheguem ao longo dos próximos meses.