O avanço de uma frente fria que chegou ontem ao Estado derrubará as temperaturas a partir de hoje. De acordo com a Defesa Civil estadual, as temperaturas devem ficar entre 5 e 7 graus, naquele que será considerado o frio mais intenso até agora. Na região da Serra, as temperaturas podem ser, inclusive, mais baixas do que 5 graus. Na Capital, a temperatura varia entre 16 e 21 graus. Nas demais regiões, a oscilação é maior, variando de 9 a 22 graus.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a ocorrência de chuva, trovoadas e rajadas de vento nas regiões Norte e Leste do Estado. Além disso, a temperatura sofrerá um acentuado declínio a partir de hoje, e o frio deve permanecer pelo menos até sábado. Há previsão de geada em quase todas as regiões gaúchas na quinta e na sexta-feira.
Na tarde de ontem, cidades do Vale do Sinos sofreram com um vendaval. Em Novo Hamburgo e Campo Bom, casas foram destelhadas e árvores caíram. Metade do telhado da sede da empresa Arezzo, localizada em Campo Bom, foi arrancado pelo vento.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o vento intenso que atingiu a região foi consequência da topografia do local e de uma corrente de jato de 1,5 mil metros de altitude. Já a precipitação foi intensa nas cidades de Santa Rosa, Ijuí, São Borja, Entre-Ijuís, Passo Fundo, Ivorá, Redentora, Água Santa, Pinhal Grande e Caxias do Sul.
Ontem, a temperatura mais baixa, de 11,8 graus, foi registrada em São José dos Ausentes, e a mais alta, de 30,9, em Paranapoema. Na Capital, os termômetros variaram entre 18 e 24,9 graus.