A estabilidade que marcou a primeira semana de abril no Estado chega ao fim a partir de hoje. As condições meteorológicas apontam que, entre a meia-noite e as 18h desta segunda-feira, a chance de chuva moderada a forte, com acumulados significativos, trovoadas e rajadas de vento, que variam entre 60 e 90 quilômetros por hora, será alta.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a frente fria associada a um ciclone com origem em Buenos Aires trará chuva ao Oeste e ao Sul gaúchos desde as primeiras horas da manhã. Nas regiões Norte e Nordeste, o dia começa com calor e com sol, mas a frente fria avançará durante o dia, levando chuva para quase todo o território gaúcho. As temperaturas variam entre 16 e 31 graus no Estado e entre 22 e 30 graus na Capital.
O cenário se repete na terça-feira, mas a chuva se concentrará na Metade Norte do Estado. A temperatura não passa dos 28 graus e pode chegar a 12 em algumas cidades. Na quarta e na quinta-feira, o céu deve permanecer nublado e o sol fica encoberto pelas nuvens. No entanto, não há previsão de chuva.
Embora o tempo tenha permanecido estável durante o fim de semana, choveu bastante na região Noroeste. Moradores das cidades de Santa Rosa e de Santo Cristo precisaram procurar abrigo em casas de parentes e de amigos. A temperatura mais baixa deste domingo, de 15,1 graus, foi registrada em São José dos Ausentes, e a mais alta, de 27,6, foi sentida em Campo Bom. Em Porto Alegre, as temperaturas caíram à noite e o céu permaneceu nublado durante praticamente todo o fim de semana. As temperaturas oscilaram entre 23,4 e 26,2 graus, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).