Luiza Fritzen
A partir de hoje, a produção audiovisual gaúcha ganha um novo espaço para movimentar o mercado de negócios e fortalecer a mão-de-obra da região. Às 11h, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) inaugura o mais moderno estúdio de cinema e TV do Brasil - trata-se do Centro tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (Tecna), localizado no Tecnopuc (av. Senador Salgado Filho, 7.000), em Viamão.
A primeira fase do Tecna compreende um estúdio de cinema e TV, instalado em um antigo salão do seminário de Viamão - prédio histórico ocupado pelo Tecnopuc. Com 300 metros quadros, o estúdio tem tecnologia e infraestrutura modernas a fim de atender a uma demanda história do setor audiovisual do Estado. A iniciativa objetiva articular a integração e colaboração entre universidades, empresas, poder público e sociedade.
O orçamento total é de R$ 27 milhões, dos quais foram destinados R$ 6 milhões para a primeira etapa, entregue hoje. O projeto é um convênio entre a universidade, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o governo do Rio Grande do Sul através da Fapergs, do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos (PGTec) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDETC/RS).
Com a proposta de fortalecer a cadeia produtiva local e estimular as negociações com empresas de audiovisual que já atuam na região, o Tecna oferece a estrutura e a tecnologia, permitindo que os usuários do estúdio escolham a equipe e as empresas que irão contratar para fornecer maquinários como acessórios, iluminação cênica, equipamentos de áudio e vídeo.
Para a coordenadora do Tecna, Aleteia Selonk, o estúdio promete aumentar a profissionalização e o capital humano do setor, bem como fortalecer a competitividade das produções gaúchas no mercado brasileiro. "A capacitação de mão-de-obra em contato com a tecnologia permite que as etapas de produção e pós-produção sejam feitas aqui sem precisar se deslocar para o eixo Rio-São Paulo", explica.
O projeto da sala, assinado pelo engenheiro especialista em infraestruturas audiovisuais Marcelo Fujii, foi estruturado segundo o conceito Box in a Box, que parte da ideia de construir uma caixa de forma isolada e independente da estrutura externa. O resultado é uma sala que lembra uma caixa preta, cujo pé direito chega a 10 metros, com portas amplas que facilitam o tráfego de materiais e maquinários.
Um dos focos do ambiente é valorizar a acústica e aumentar a eficiência do processo de captura de som sem interferências externas. Para isso, o estúdio dispõe de paredes com isolamento acústico e piso acústico flutuante com sistema antivibração - que evita a interferência interna de sons nas vias ao redor do centro. "Buscamos atender a um controle de ruído de alta performance e aumenta a eficiência sem desperdiçar tempo da equipe na hora da edição", comenta Aleteia. Além disso, o espaço possui três salas auxiliares, que somam 130m², com áreas de apoio com camarins, banheiros, figurino, área de arte e áreas de base de produção.
Um dos diferenciais do Tecna é ser o único no País localizado em um parque tecnológico e ligado a uma universidade. Para encurtar a distância entre a academia e a universidade, o centro poderá ser utilizado pelos alunos da Faculdade de Comunicação Social da Pucrs bem como estudantes de outras instituições de ensino. Outro destaque do Tecna é o switch house para cinema e TV, que consiste em uma área dedicada à utilização do estúdio como um set de televisão destinada ao controle de áudio e vídeo.
A segunda fase de implementação está prevista para o final deste ano e compreende um laboratório de animação e efeitos visuais, Rendeerfarm (para renderização de imagens) e servidor de arquivos com back-up, estúdios de motion capture e de mixagem. A terceira fase - em dezembro de 2018 -, inclui um estúdio de cinema e TV com 450m² e áreas de apoio dedicadas à construção de cenários, desenvolvimento de figurinos, espaços de apoio à produção e alocação de acervo.
O estúdio já está à disposição do mercado audiovisual para sediar produções de conteúdo e eventos bem como cursos relativos às práticas de produção audiovisual, atividades curriculares, projetos especiais e pesquisas. Agendamentos podem ser feitos pelo e-mail
[email protected] e no telefone (51) 3320-3569.