A Bovespa abriu com sinal positivo, apoiado por quase todas as blue chips, mas passou a alternar altas e baixas meia hora do início do pregão. A instabilidade era conduzida pelas duas ações da Vale, que firmaram-se em queda minutos após a abertura da Bolsa. Nesta sexta-feira (9), o preço do minério de ferro caiu no mercado à vista chinês.
Nesse início de pregão, algumas blue chips recuperam parte das perdas de ontem. A PN do Bradesco, que encerrou a quinta-feira com recuo de 1,04%, é a blue chip que mais sobe. É impulsionada pela notícia de quinta após o pregão de que a diretoria vai propor pagamento de juros sobre capital próprio na reunião do conselho de administração neste mês.
O petróleo estava em alta logo cedo e, nos últimos minutos, passou a titubear, sendo que o Brent passou a alternar altas e baixas por volta das 10h29. A instabilidade coincidiu com aceleração da alta do dólar no exterior.
Na avaliação do operador da mesa institucional da Renascença Corretora Luiz Roberto Monteiro, o noticiário segue carente de boas notícias para justificar uma alta, e o cenário político segue ruim. "Acho que o Centrão pode atrapalhar o governo, que já está frágil, o que só piora o clima de expectativa e de indefinição", afirma Monteiro.
Às 11h09min, o Ibovespa exibia sinal positivo aos 60.681,02 (+0,03%) depois de marcar a mínima aos 60.393 (-0,47%). No mês, o indicador acumula queda de 1,87%.