Os contratos futuros de ouro fecharam em alta na sessão desta sexta-feira, 2, em meio a um dólar fraco e incertezas políticas na Itália, com o referendo de reforma constitucional, que ocorrerá no próximo domingo.
O ouro para fevereiro avançou 0,71%, para US$ 1.177,80 a onça-troy, na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).
A volatilidade do dólar ajudou o metal precioso a se firmar em alta, após uma manhã de altos e baixos. A moeda americana recuou ante as principais divisas após a divulgação do relatório de emprego (payroll) dos EUA, que mostrou uma leve queda dos salários, o que indica uma inflação fraca.
Durante a semana, o dólar forte e a possibilidade de aumento de juros nos EUA pressionaram os preços do metal, que registrou queda de 0,77% no acumulado. O ouro costuma ser penalizado com os juros altos, já que os investidores realocam seus investimentos em ativos que tenham retorno maior, como os juros dos Treasuries
Segundo alguns analistas, o risco político na Itália também influenciou os preços do metal nesta sexta-feira. No próximo domingo, ocorrerá um referendo no país sobre uma reforma na Constituição que pode desencadear novas eleições e causar transtornos ao sistema bancário italiano. O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou que, caso o "não" vença, ele irá renunciar ao cargo, o que poderia gerar incerteza política na economia da zona do euro.