A movimentação no porto público de Porto Alegre teve recorde mensal em outubro, registrando mais de 163 mil toneladas de importação. Comparado ao mesmo período de 2015, houve alta de 171%. O último recorde mensal foi em julho de 2012, com 157.363 mil toneladas. Ao todo, o complexo recebeu 27 embarcações durante o mês passado, de longo curso e navegação interior, com destaque para as cargas de insumos para fertilizantes.
De acordo com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, o aumento da movimentação é fruto das diretrizes do governo do Estado, que tem como foco potencializar as hidrovias. "É um meio de transporte mais seguro, menos poluente e mais barato", destaca o dirigente. O diretor de portos da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Cláudio Neves, acrescenta que esse recorde em operações, em um momento de crise, mostra a recuperação da economia.
O milho foi uma das cargas que contribuíram para o número expressivo de movimentação no porto da Capital em outubro. Foram aproximadamente 21,9 mil toneladas do grão vindas de Rio Grande (navegação interior).