Acontece neste sábado (24), no Rio Grande do Sul, o dia de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes, batizado de Dia D. A Secretaria da Saúde (SES) orientou que os municípios mantenham as unidades básicas de saúde, cerca de 2 mil, abertas extraordinariamente. Neste ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo da estratégia as crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos.
O objetivo da campanha é revisar e atualizar as cadernetas de vacinação. No Estado, são mais de 1,6 milhão de crianças e jovens nessa faixa etária, e todos devem comparecer aos postos, para que se identifique quais doses estão em atraso ou devem ter o esquema iniciado. Serão disponibilizadas vacinas do calendário da criança e do adolescente, como tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, HPV, entre outras.
O Ministério da Saúde promoveu neste ano alterações nos esquemas de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O Calendário Nacional de Vacinação tem alterações rotineiras e periódicas em função de mudança na situação epidemiológica, nas indicações das vacinas ou na incorporação de novas vacinas.