Os serviços públicos, shoppings e supermercados de Porto Alegre terão horários diferentes de funcionamento nesta terça-feira (20), feriado do Dia da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul.
O dia será marcada, logo cedo, pelos desfiles cívico e tradicionalista, em Porto Alegre. O evento inicia às 9h na av. Edvaldo Pereira Paiva e terá a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Superintendência de Seviços penitenciários (Susepe) e Movimento Tradicionalista Gaúcho. Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, devem desfilar, aproximadamente, 1,5 mil cavalarianos, representando 67 entidades tradicionalistas da região metropolitana de Porto Alegre. A previsão de público é de cerca de 10 mil espectadores.
O desfile percorrerá a avenida Edvaldo Pereira Paiva, saindo do viaduto e seguindo em direção à avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. A dispersão ocorre a partir do cruzamento da Edvaldo Pereira Paiva com a avenida Ipiranga. Agentes de fiscalização de trânsito e transporte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irão monitorar a circulação.
Neste dia, de acordo com o Sindilojas Porto Alegre, o comércio da Capital, incluindo lojas de rua e de shopping, pode funcionar com empregados, desde que possua a declaração de opção pelo trabalho em feriados no estabelecimento.
Os supermercados de Porto Alegre abrirão normalmente, ficando a critério de cada empresa fazer horários especiais. As lojas dos shopping centers têm, em sua maioria, abertura opcional durante a tarde, enquanto as praças de alimentação devem abrir entre 11h e 22h. O mercado da Ceasa e o mercado público estarão fechados.
A EPTC informa que os ônibus na Capital vão operar com tabela de feriado, equivalente à de domingo. Os táxis circulam com bandeira 2. Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais atuarão em regime de plantão.
Não haverá atendimento nas agências bancárias, e a alternativa são os canais de atendimento como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. Os bancários seguem em greve desde o dia 6 de setembro.
A Trensurb deve operar com tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos – com exceção dos últimos trens da noite, que terão intervalos de 20 em 20 minutos.
Os pronto atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas para atender à população. As unidades de saúde estarão fechadas na terça, retomando o atendimento na quarta, a partir das 7h.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – que funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios – pode ser acionado pelo telefone 192.
A Operação Viagem Segura, organizada pelos órgãos de trânsito do Rio Grande do Sul, funcionará durante cinco dias, desde a zero hora desta sexta-feira (16), até a meia-noite de terça-feira (20). Na sexta-feira também acontece, na Capital, megablitz e ação educativa na Estação Rodoviária.
O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul estará aberto durante o feriado, das 8h30 às 17h. O Jardim Botânico opera das 8h às 17h. A Casa de Cultura Mario Quintana também estará aberta das 12 às 21h. O Museu Julio de Castilhos estará aberto das 10h às 17h. O Museu de Arte do Rio Grande do Sul, que tem visitação de terças a domingos, também estará aberto durante o feriado, das 10h às 19 horas.