O domingo gremista oscilou entre o desalento e a esperança de um recomeço. Na sala de imprensa da Arena, o presidente, Romildo Bolzan Jr, fez o anúncio da nova comissão técnica, com o retorno de Renato Portaluppi, como treinador, e Valdir Espinosa, como coordenador técnico, além de Adalberto Preis, como vice de futebol. Dentro do campo, o Grêmio foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, gol de Gustavo Scarpa, e cristalizou-se na zona intermediária da tabela.
Portaluppi substitui Roger Machado, que pediu demissão após a derrota para a Ponte Preta, na semana passada. Como treinador, ele terá sua terceira passagem pelo Grêmio, após experiências em 2010 e 2013. O novo comandante desembarca na Capital na manhã desta segunda-feira. O contrato com o clube é até o final do ano.
Bolzan negou que a escolha tenha um caráter político ou de pensamento mágico. "Não tem nada a ver com política, garanto a vocês. É um diagnóstico, que leva em conta a necessidade do momento", reforçou. O presidente admitiu que foi buscar nesses nomes uma chance de recuperar o ânimo do grupo profissional, que se mostrou apático na derrota contra o Fluminense.
Dentro de campo, a sequência de maus resultados se manteve, com o Grêmio chegando a sete jogos sem vencer. Usando três volantes de origem e desenhado com um losango no meio, o Grêmio teve a maioria das iniciativas na primeira etapa, mas não conseguiu criar grandes oportunidades. Mesmo sem nenhuma imposição em campo, coube ao Fluminense abrir o placar. Na primeira chegada do time carioca em todo o jogo, Gustavo Scarpa surgiu veloz no contra-ataque e chutou cruzado, aos 39 minutos da primeira etapa. Sem capacidade de reação, o Grêmio foi alvo de muitas vaias no intervalo.
A situação não melhorou no segundo tempo. O Tricolor promovia uma pressão pouco efetiva, enquanto o Fluminense aguardava pelo contragolpe. Com o passar do tempo, a partida ganhou ares melancólicos, com longos minutos sem qualquer situação de gol até o final.
O foco agora muda para a Copa do Brasil, onde o time busca a vaga nas quartas de final contra o Atlético-PR, quarta-feira, às 19h30min, na Arena.
Grêmio 0 x 1 Fluminense |
|
Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon Ramiro (Henrique Almeida) e Douglas (Batista); Luan e Pedro Rocha (Guilherme). Técnico: James Freitas. |
|
Júlio César, Wellington Silva, Gum, Henrique e Giovanni; W. Matheus, Pierre, Cícero e Gustavo Scarpa; Marcos Júnior (Richarlison), Wellington (Edson) e Henrique Dourado (Marquinho). Técnico: Levir Culpi. |
Árbitro: Wilton Sampaio (GO) |