A primeira pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre mostra Luciana Genro (PSOL) e Raul Pont (PT) na frente na estimulada. Luciana tem 23% das intenções, e Pont, 18%. A diferença ficou dentro da margem de erro da pesquisa (quatro pontos percentuais, para mais ou para menos). Com isso, os dois estão tecnicamente empatados.
Nelson Marchezan Jr. (PSDB) vem logo depois com 12% dos votos, seguido por Sebastião Melo (PMDB), 10%, João Carlos Rodrigues (PMN), Júlio Flores (PSTU) e Maurício Dziedricki (PTB), têm 3% cada, Marcello Chiodo, do PV, 2%, e Fábio Ostermann (PSL), 1%.
Na pesquisa, 15% declararam que votarão em branco ou pretendem anular o voto, e 10% não sabem ou não responderam sobre suas escolhas. Não houve simulação de segundo turno. Luciana e Pont ostentam maior rejeição, com 27% e 26%, respectivamente. Marchezan Jr. tem 12%, e Melo, 10%. Flores tem 8% e os demais candidatos, 5% cada.
Na espontânea, 60% dos ouvidos disseram que não têm escolha ou não responderam. Luciana tem 7% da preferência, Pont e Melo estão com 5% cada, e Marchezan Jr. com 3%.
A pesquisa, encomendada pelo Grupo RBS e que ouviu 602 pessoas entre 18 e 21 de agosto, indicou ainda que 30% dos entrevistados não têm nenhum interesse no pleito, e 27% mostraram pouco interesse.