Os contratos futuros de ouro fecharam em alta nesta quinta-feira, um dia após a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) ter levantado dúvidas sobre a velocidade e o alcance de uma alta de juros.
O dólar enfraqueceu após a divulgação da ata e permaneceu sob pressão nesta quinta, impulsionando o interesse dos investidores no metal. O ouro para dezembro, negociado na New York Mercantile Exchange (Nymex), fechou em alta de 0,62%, a US$ 1.357,20 por onça-troy.
"O Fed não sabe quando irá elevar os juros e está dependendo dos próximos indicadores econômicos, principalmente sobre inflação", disse Ryan Sweet, economista da Moody's Analytics Economy.com.
A ata decepcionou os operadores que apostavam que o Fed seria mais "hawkish", especialmente após o presidente do Fed de Nova York, William Dudley (vota nas reuniões de política monetária) ter dito nesta semana que os juros poderiam subir em setembro.
Os indicadores econômicos divulgados nesta quinta-feira não ajudaram a convencer pela mudança na taxa de juros. Os pedidos de auxílio-desemprego da semana recuaram para o menor nível em um mês, enquanto o índice de atividade industrial medido pelo Fed da Filadélfia avançou para 2 em agosto, de -2,9 em julho. O índice de indicadores antecedentes subiu 0,4% em julho.
Em uma base técnica, os preços do ouro estão em um ponto "no qual uma medida forte para qualquer lado está para acontecer e a oferta e a demanda estão em balanço, assim podem ser alterados com qualquer indicador", disse Julian Phillips, cofundador da GoldForecaster.com.