A novela das 21h Império (2014), e a série Doce de Mãe, ambas da Globo, foram premiadas na 43º edição do Emmy Internacional, em cerimônia realizada em Nova Iorque, na noite desta segunda (23). Império venceu a categoria de melhor novela e Doce de Mãe foi eleita a melhor comédia. Fernanda Montenegro, protagonista da série, também concorreu ao prêmio de melhor atriz, que levou em 2013 pelo papel de Dona Picucha na atração. Ela foi a primeira brasileira a ganhar a estatueta.
Única emissora brasileira a vencer categorias no Emmy, a Globo tem com 14 prêmios do que é considerado o "Oscar da TV". Desde a criação da categoria de melhor novela, em 2008, seis tramas globais já foram premiadas: Caminho das Índias (2009), Laços de Sangue (2011), O Astro (2012), Lado a Lado (2013), Joia Rara (2013) e Império (2015).
O Emmy Internacional é considerado o maior prêmio da área televisiva e tem o objetivo de reconhecer criações de língua não inglesa produzidas para a TV americana. Em 2015, disputaram, em 10 categorias distintas, 40 finalistas de 19 países.
Veja a lista completa de vencedores:
"Engrenages" (França)
Illustre & Inconnu: Comment Jacques Jaujard a Sauvé le Louvre (França)
Maarten Heijmans, por Ramses (Holanda)
- Programa de horário nobre em língua estrangeira
Arrepentidos U.S. - El infierno de Montoya (Estados Unidos)
Anneke von der Lippe, por Øyevitne (Noruega)
Miners shot down (África do Sul)
- Programa sem roteiro pré-definido
50 ways to kiill your mammy (Reino Unido)
Império (Brasil)
Doce de Mãe (Brasil)
Soldat Blanc (França)