Uma marca é um bem muito valioso. A fim de que ela que tenha este valor, é preciso que seja feita a sua gestão, sendo necessárias informações das mais diversas, que auxiliarão na condução das ações ao longo da vida das marcas. Claro, existem diversas maneiras de se obter informações, desde as informais até as formais. Todas válidas, mas adequadas dependendo do tipo de decisão que uma empresa precisa tomar. Uma das formas de se obter informação é a pesquisa de mercado.
Entendemos a pesquisa como uma ferramenta de planejamento e gestão. Ao conduzir seus esforços para entender o seu público, uma empresa esta abrindo possibilidades para melhorias, inovações e para a manutenção de ações que estão gerando bons resultados. Ela consegue respostas tanto para identificar oportunidades como para resolver problemas, administrando de maneira eficaz os riscos de seu negócio.
A pesquisa pode, assim, ser uma poderosa ferramenta para as marcas. Por meio do conhecimento da opinião dos consumidores entende-se a percepção das pessoas em relação às ofertas de um segmento. Também é possível compreender o que elas valorizam e priorizam em suas compras e assim, oferecer suporte às promessas feitas aos consumidores. É justamente assegurando que as expectativas de um consumidor sejam atendidas é que se constrói a reputação de uma marca e a ela se agrega valor.
Marcas mais lembradas são aquelas que têm mais valor. E isso se constrói com o tempo, com base em experiências positivas e satisfatórias, o que é possível dando suporte às promessas feitas ao consumidor.