O Canoas Shopping entregou, nesta quinta-feira (15), mais de 50 mil metros quadrados destinados à expansão do empreendimento e chegada de novos lojistas. A cerimônia da entrega das novas áreas teve a presença do principal investidor, a Fundação dos Economiários da Caixa Econômica Federal (Funcef).
Com um investimento de R$ 80 milhões, anunciado em junho do ano passado, e com capital próprio da Funcef, o shopping vai mais do que dobrar de tamanho, passando de 38,9 mil metros quadrados para 90 mil metros quadrados de área de consumo, lazer e serviços.
O centro de compras, que conta hoje com 150 operações, sendo 5
lojas-âncora e 5 mega-lojas, terá acrescidas 114 lojas,
além de duas âncoras e quatro novos restaurantes. A primeira
loja-âncora da expansão já está confirmada: é a C&A, que recebeu simbolicamente, o
capacete para iniciar a construção da loja, em um espaço de 3 mil
metros quadrados. A outra âncora já confirmada é a
Riachuelo, com uma loja de 2.410 metros quadrados, a ser inaugurada em
abril de 2011.
O empreendimento também contará com uma praça de alimentação remodelada e
ampliada, que passará de 11 para 20 operações, com previsão, inclusive,
para restaurantes com ambientes fechados. Com a renovação de sua
arquitetura, a praça, que atualmente possui 644 lugares, passará a
oferecer 1.040.
Entre os estabelecimentos já confirmados está a primeira
loja da Petiskeira fora de Porto Alegre, com investimento de R$ 1,2
milhão e estimativa de receber até 700 clientes diariamente.
"Com a expansão, o Canoas Shopping cresce, moderniza sua estrutura e atrai grandes operações", afirma Vandeir Bochi, diretor presidente da Mais Valor, empresa responsável pela gestão do shopping.
Em dezembro de 2009, foi entregue o edifício-garagem, com quatro andares e 1040 vagas cobertas. "Em função do edifício-garagem e da retomada da economia em 2010, tivemos um crescimento de 16,6% nas vendas do shopping no primeiro quadrimestre em relação ao mesmo período do ano passado", revela a superintendente do empreendimento, Haidée Höfs.
Em dezembro de 2009, foi entregue o edifício-garagem, com quatro andares
e 1040 vagas cobertas. "Em função do edifício-garagem e da retomada da
economia em 2010, tivemos um crescimento de 16,6% nas vendas do shopping
no primeiro quadrimestre em relação ao mesmo período do ano passado",
revela a superintendente do empreendimento, Haidée Höfs.
A conclusão da ampliação se dará em abril de 2011. O empreendimento estará com fachada e com estrutura novas, com projeto da arquiteta Vera Zaffari. O Canoas Shopping terá, então, 264 lojas, sendo 7 âncoras e 10 mega-lojas, além de 4 restaurantes com ambientes fechados, com área de varanda, e 1.040 vagas de estacionamento cobertas.
O número de empregos gerados com o centro comercial deve aumentar em mais de 50%, passando dos atuais 2 mil trabalhadores, entre profissionais do próprio shopping e dos lojistas, para mais de 3,3 mil postos de trabalho. O fluxo de visitantes também deve aumentar significativamente de 860 mil para mais de 1 milhão de pessoas ao mês após o término da expansão.
Em nota oficial, o Canoas Shopping comemora a obra realizada pela Construtora Tedesco, que alia tecnologia à preocupação ecológica. "Todas as soluções tecnológicas encontradas visaram à redução do consumo de energia do empreendimento como um todo, principalmente no que tange a climatização", revela Rafael Fritzen, Gerente de Contrato da Tedesco.