Todos os anos surgem novas estratégias que prometem te fazer ganhar muito e com pouco esforço. Ou, então, estratégias que vão 'salvar' o seu negócio. Uma das bolas da vez é o tráfego pago, que não é uma novidade, mas vem sendo democratizado para diferentes públicos e negócios. Essa é uma estratégia essencial para quem tem um e-commerce e deseja crescer em meio a um mercado tão competitivo e com tanta informação. No entanto, não adianta investir em mídia paga se você não estiver com a 'casa organizada' para receber as pessoas, ou melhor, os clientes.
A jornada do usuário, hoje, é bem diversificada e ocorre de forma não linear, por meio da navegação na internet. Portanto, quando esse futuro cliente chegar até você, é necessário estar posicionado e apresentar as informações certas, no local ideal e no momento mais oportuno para conseguir os resultados esperados.
A ideia é reduzir o espaço entre a intenção de compra e o processo de compra em si. Para isso, é preciso trabalhar a mídia paga em conjunto com a orgânica. Por exemplo, é interessante que seu site já possua uma boa configuração de SEO, que é um conjunto de estratégias para posicionar melhor o seu endereço online nos buscadores.
Além disso, existem algumas situações que podem fazer sua venda fracassar, como um carregamento lento ou títulos e descrições de produtos com poucas informações ou repetitivos. É fundamental que quem acessar o site, seja por meio de um anúncio ou de forma orgânica, obtenha as informações que está buscando. Para chegar à descrição perfeita dessa mercadoria, se pergunte: o que meu cliente gostaria de saber? Quais as características são mais relevantes e convincentes? Quais os benefícios do produto? Outra dica é manter um padrão de comunicação em todos os pontos de contato com o seu usuário, seja nos anúncios pagos ou resultados orgânicos. Isso gera confiabilidade em quem está comprando e pode aumentar a conversão.
A conclusão é que as mídias digitais, principalmente falando de tráfego pago e orgânico, andam de mãos dadas e, juntas, potencializam ainda mais os resultados. O e-commerce é uma máquina com várias engrenagens que, quando bem configuradas, trarão muito mais tração para o negócio.
