O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, que completa 100 anos em 2018, foi homenageado nesta quinta-feira no plenário da Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo Enio Bacci (PDT) "A Justiça Militar do nosso Estado, desde sua origem, tem como objetivo manter a disciplina, hierarquia e, principalmente, subordinação na Brigada Militar", disse o parlamentar em seu discurso.
Bacci lembrou que, no RS, a Justiça Militar surge ao mesmo tempo em que foi criado o Corpo Policial da Província (embrião da BM), que percebeu desde o início a necessidade de garantia da disciplina da Força Pública, responsável pelo policiamento urbano e com atribuição, igualmente, de proteger o território, recebendo, para tanto, instrução militar.
Estiveram presentes na solenidade, dentre outros, o chefe da Casa Militar, Alexandre Martins da Lima; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues; o coronel Carlos Alberto dos Santos Júnior; o tenente-coronel José Moacir Fonseca da Silva; o corregedor do Corpo de Bombeiros Militares, tenente-coronel Carlos Alberto da Silva Souto.